Pular para o conteúdo principal

Método de educação Montessoriano !!!!

Olá meninas, tudo bem??? Vocês conhecem o método de educação Montessoriano??? Eu conheci a poucos dias, na verdade eu já tinha ouvido falar dele a muito tempo, mas eu não me interessei a saber mais sobre ele...... mas, alguns dias atrás quando estava visitando minha família, uma amiga me pediu para leva-la na casa de uma amiga dela e quando chegamos lá tive um choque daqueles.. Cadê o berço do bebê????? Não era por falta de $$$, dava para ver... Minha amiga que também ficou pasma perguntou e ela contou que estava testando o método Montessoriano e claro fiquei super curiosa e fui atrás para saber do que se tratava realmente.

Achei super interessante o método, pois a principal intenção é que a criança possa ser independente e livre para explorar o ambiente, isso faz com que ela tenha mais vontade de aprender, sem ser forçada a nada.. claro que o ambiente tem que ser rico e com atividades para sua idade.

O que é???

O Método montessori ou pedagogia Montessoriana relaciona-se à normatização (consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade). Esse método foi criado por Maria Montessori1 .
Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade. Enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função da educação favorecer esse desenvolvimento.
Os estímulos externos formariam o espírito da criança, precisando portanto, serem determinados.
Assim, na sala de aula, a criança era livre para agir sobre os objetos sujeitos à sua ação, mas estes já estavam preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que desenvolveu.
A pedagogia de Montessori insere-se no movimento das Escolas Novas. Tal como a pedagogia waldorf, o método João de Deus, o método velaverde, ou a Escola Moderna, o método montessori opõe-se aos métodos tradicionais que não respeitem as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança. Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins de infância e para as primeiras séries do ensino formal.
O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
Fonte: Wikipedia

Um exemplo de sala Montessoriana







Maria Montessori (Chiaravalle, 31 de agosto de 1870 — Noordwijk aan Zee, Países Baixos, 6 de maio de 1952) foi uma educadora, médica, católica e feminista italiana conhecida pelo método educativo que desenvolveu. Seu método educacional é usado hoje em dia em escolas públicas e privadas mundo afora.








O próximo post será sobre o quarto

Bjitos

Postagens mais visitadas deste blog

Idade x Peso.. tabelas para compras do enxoval do baby

Olá meninas, tudo bem?? Primeiramente quero agradecer a  Vivian e Marjorie  por terem me ajudado com o post passado, amei a indicação do site não conhecia e adorei, e já fiz algumas comprinhas nele...haha. Bom meninas, ando na correria para comprar as coisinhas do Noah... não quero deixar para a ultima hora, quando eu estiver mais pesada e cansada, quero curtir o final da gravidez  sem preocupações.... E para facilitar a vida procuro tudo pela net primeiro, para ver modelos e comparar preços, assim eu já sei em qual loja tenho que ir e não fico perdida sem saber qual levar. Mas como a maioria dos carrinhos, bebe conforto, banheiras e etc.. vem falando apenas do peso suportável eu ficava perdida sem saber se valeria a pena comprar ou não, pois não sabia quanto tempo eu iria usar... então procurando na net achei essas tabelas maravilhosas que tem me ajudado muito a procurar pelas coisinhas do meu baby e ter noção do tempo que será usado... P or ex: uma cadeirinha de descanso que sup

Decoração Quarto Bebe MENINO!!!

Hellow gravidinhas de boys Olá amadas lindas, tenho me sentido melhor essa semana, a academia tem me feito muito bem, os pesadelos acabaram, mas a insonia ta aqui cada vez mais poderosa, mesmo ficando super cansada e tomando chá antes de dormir.... aff, mas ja marquei um medico... Bom, estava procurando umas inspirações para o quarto do príncipe (#resgatandoprojetos) que o tema será esportes... e encontrei umas decorações fofíssimas para quartos de bebe (menino), cada detalhe lindo e logico vocês são as primeiras a vir na minha cachola nessas horas... então mamães inspirem-se muito. Do site Saiba Decor Amei esse bercinho muito lindo e delicado Muito cute esses peixinhos Do site Que barato Estou encantada com essa luminaria Do blog Assim eu gosto As duas fotos de cima são do mesmo quarto ( reparem q o quarto é pequeninho) Do site Pediatra virtual Do site Classf Outro bercinho que amei ( estou encantada com esses berços tubular)  Do site

Decoração Quarto de Meninos

WOW, quanto tempo não passo por aqui, sempre sinto saudades, mas muita coisa tem acontecido e acabou me afastando daqui, uma delas foi minha mudança p uma cidade diferente e a adaptação não tem sido fácil, apesar de agora estar em minha casa própria, yehh.. E para ajudar um pouquinho nessa nova fase da vida estou empenhada a dar uma cara nova p casa, claro que começando pelo quarto do pipoquinha, afinal ate então ele não teve um quartinho só dele...  E para isso inspirações não faltam. (todas as imagens sao via Pinterest e estao salvas a algum tempo) O baby ainda não é fã de robô, porem adorei a disposição dos quadros e nichos.  Fala serio com essa cama.. é muito linda, amei a cadeirinha oval. "to xonada" nessas almofadas de carrinho e cachorrinho.. as maletinhas são um amor. Amei tudo, menos essa cabeça de veado kkk..  esse criado me comprou.. in love. Essas nuvens sao tao charmosas.. mas ainda nao sei se vai ficar legal com a ideia que ten